Conheça o sistema Visão Integrada do Comércio Exterior

Brasília (23 de abril) - O sistema Visão Integrada do Comércio Exterior – VICOMEX, parte integrante do Portal Siscomex, objetiva simplificar o monitoramento das operações de comércio exterior, facilitando a atuação dos intervenientes envolvidos nessas atividades.

O VICOMEX disponibiliza aos usuários um painel de controle de suas operações, concentrando num só ponto informações até então dispersas em diferentes módulos do Siscomex, bem como em sistemas independentes dos órgãos anuentes.

O sistema é capaz de consultar a situação de Registros de Exportação – RE , Licenças de Importação – LI , Despachos de Exportação – DE  e Despachos de Importação – DI , apresentando dados como a data da última situação, o canal de parametrização, exigências administrativas e aduaneiras etc.

Duas são as modalidades de consulta existentes.  A primeira, “Operações em Andamento”, exibe, de forma agregada, os últimos registros em que houve mudança de status, apresentando ao interveniente a informação mais atualizada sobre o andamento de suas operações.  A segunda modalidade permite ao usuário consultar RE, LI, DE e DI individualmente, ou por período, com a possibilidade de acesso ao histórico de cada uma dessas operações.

O acesso ao VICOMEX é franqueado tanto  aos responsáveis quanto aos representantes legais, sempre observada as autorizações pertinentes. Resta lembrar que o VICOMEX permanece em desenvolvimento, com previsão de adição de novas funcionalidades, modalidades de consulta e dados de interesse do comércio exterior.

Para conhecer em detalhes o Visão Integrada, conheça: https://www.siscomex.gov.br/vicomex/public/index.jsf


‹ Anterior Próxima ›

© 2024 CeA Negócios Internacionais